quarta-feira, 30 de junho de 2010

Modelagem de rosto de biscuit.


Muitas pessoas têm dificuldades para modelar o rostinho de bonecos debiscuit, aqui vai então um exemplo de modelagem de rosto que é bem simples.
1 – Faça duas bolinhas de massa no tamanho de uma bola de isopor de 2,5mm;
2 – Junte as massas, abra-a e revista a bolinha;
3 – Modele no formato de uma coxinha;


4 – Com o cabo da agulha de crochê, divida a parte mais fina da coxinha ao meio;
5 – Arredode uma das partes divididas, até se transformar num pescoço;
6 – Remodele a outra parte, incorporando-a ao rosto e formando o queixo do personagem;


7 – Com o pescoço para baixo, faça uma marcação na altura dos olhos, com o auxílio do cabo da agulha. Com as mãos, tire possíveis rebarbas e suavize a forma;
8 – Abaixo, faça a boca, usando o marcador;
9 – Nas laterais, com a agulha, faça duas marcações, onde se formarão as bochechas. Tire as rebarbas;


10 – Ainda com a agulha, marque a região entre a boca e o nariz;
11 – Modele o nariz, retirando o excesso de massa (a partir daí, pode fazer várias feições). Corte possíveis excessos;
12 – Para formar o lábio superior, aprofunde suavemente o boleador, dus vezes de lado a lado;


13 – Já para fazer o inferior, com o cabo da agulha, aprofunde as laterais e marque na altura do queixo;
14 – Fure as narinas. Faça as orelhas usando um molde de silicone;
15 – Cole as orelhas. Finque um palito de dentes no pescoço e reserve, deixando secar. A partir da modelagem do nariz é possível fazer inúmeras feições.












segunda-feira, 28 de junho de 2010

Modelos para pintar olhos.


Quem já não teve dificuldades para desenhar e pintar os olhos em rostinhos? Veja como você pode fazê-los de variadas formas.







Receita da massa de biscuit.


Como não não existe uma única massa para biscuit cada artesão costuma adaptar a fórmula básica às suas necessidades e ao tipo de trabalho que pretende fazer, levando em conta o tamanho e o estilo da peça.
Com a prática você também será capaz de fazer as suas próprias modificações e descobrir a melhor receita para desenvolver o seu trabalho.
A seguir vai uma receita da massa para ser feita no fogão. A receita feita em forno microondas é um pouco diferente, você pode encontrá-la com passo-a-passo no site da Anna Modugno.
Ingredientes:
  • 2 xícaras (de chá) de amido de milho (Maizena)
  • 2 xícaras (de chá) de cola Cascorez Extra (rótulo azul) ou Cola Cascorez Porcelana Fria;
  • 2 colheres (de sopa) de vaselina líquida;
  • 1 colher (de sopa) de vinagre ou suco limão (age como conservante);
  • 1 colher (de sopa) de creme para mãos (não gorduroso) para sovar a massa.
Obs: utilizar colher de pau e panela com revestimento anti-aderente (para fogão).
Preparo:
1 – Coloque todos os ingredientes na panela (com exceção do creme para as mãos) e misture bem para dissolver o amido de milho (se puder bata a massa na batedeira);
2 – Leve ao fogo brando e mexa bem com a colher de pau até que a massa forme uma bola e se solte do fundo e das laterais. Evite deixar que as sobras que costumam ficar na borda da panela se incorporem à massa;
3 – Depois de pronta coloque a massa numa superfície (tampo de mármore, pedra) untada com o creme para as mãos e sove-a por vários minutos, ainda quente, até ficar macia;
4 – Quando a massa estiver totalmente fria acondicione-a num saco plástico (ou envolva-a em filme plástico) bem fechado para não ressecar.

Dúvidas sobre o preparo da massa de biscuit.

Você seguiu a receita da massa de biscuit e algo deu errado? Então tire suas dúvidas sobre o preparo da massa de biscuit aqui:
Posso usar qualquer cola branca na receita?
Não, a cola que já foi testada e aprovada é a cola Cascorez Extra (rótulo azul) ou Cola para Porcelana Fria.
Posso substituir a vaselina líquida por outra coisa?
Sim, você pode usar óleo de cozinha, glicerina ou óleo mineral.
Minha massa ficou dura (ou mole) demais, por quê?
A massa de biscuit quando passa do ponto além de endurecer, fica emborrachada. Quando não está no ponto, fica mole e pegajosa. Para que isso não aconteça, observe a partir do segundo minuto quanto tempo mais deverá ficar no forno. O ponto certo para começar a sovar é quando, ao se levantar a massa da tigela, ainda exista um pouco de cola no fundo, com a aparência de um creme. Retire tudo da tigela (inclusive este creme), coloque em uma superfície lisa untada com um pouco de creme para mãos não gorduroso e acrescente o restante (até completar uma colher de sopa) conforme for sovando. Ao terminar de sovar, a massa deverá estar macia. Embale-a em um saco plástico imediatamente.
Fiz a massa biscuit no fogão e ela ficou cheia de grumos, por quê?
Em primeiro lugar, misture muito bem todos os ingredientes (com exceção do creme para mãos), dissolvendo bem a maisena, antes de levar ao fogo. Ao cozinhar, cuidado para que as sobras que muitas vezes se alojam nas bordas da panela, não se incorporem à massa, causando assim esses grumos.
Eu posso acrescentar maisena na hora que estiver sovando a massa?
Não se acrescenta nada ao sovar a massa de biscuit, com exceção de uma colher de sopa de creme para mãos não gorduroso. As peças quebradiças depois de secas devem-se justamente à adição de maisena crua à massa já cozida.
Posso usar um creme para mãos que contenha gordura? Quais as marcas de creme indicadas?
Não, o creme com gordura deixa a massa esfarelada. As marcas mais utilizadas são BELLA BEL, YAMÁ, MAGILENA e SEARLY.
Coloquei a massa de biscuit ainda quente no saco plástico e encheu de gotículas de água. O que devo fazer?
Devemos trocar o saco e enxugar a massa com pano limpo (ou papel absorvente) quantas vezes esse problema se apresentar.
Eu posso guardar a massa de biscuit na geladeira?
A massa se conserva bem armazenada em sacos plásticos bem fechados, mas se na sua região o clima ou a temperatura estiver muito quente aconselha-se a colocar na geladeira.
A massa pronta e embalada criou uma camada de bolor, o que fiz de errado?
A massa fica com uma camada de bolor quando é utilizada uma quantidade excessiva de creme. Para que isso não ocorra, coloque sempre a quantidade indicada de creme. Se o clima da sua região for muito quente, pode-se armazenar a massa na geladeira.
Quanto tempo dura a massa de biscuit?
A massa bem embalada em saco plástico herméticamente fechado dura de 30 a 45 dias.
Quando a minha massa fica dura, eu posso reaproveitá-la?
Você pode reaproveitar, juntando a essa massa uma outra mais macia que você fizer. Pode também embrulhá-la num pano de prato e colocá-la para receber vapor de uma panela com água, e assim ela voltará ao normal. Sove-a novamente, e embrulhe-a no saco plástico.
Como usar a massa de biscuit.
Depois de tirar suas dúvidas sobre o preparo da massa de biscuit é hora de esclarecer sobre o uso dessa massa, veja aqui as principais dúvidas:
Quais tintas podem ser utilizadas para tingir a massa?
Pode-se usar tinta à óleo (mas é tóxica), tinta para tecido (para obter cores claras) e corante para látex (Suvinil ou Globo).
Por que em trabalhos feitos com massa tingida, depois de secos, a cor escurece?
Ao tingir a massa, procure deixar numa tonalidade abaixo da cor desejada, porque é normal escurecer de 2 a 3 vezes mais depois do trabalho seco.
Por que quando tinjo a massa em tons claros, o trabalho fica transparente?
Quando tingimos a massa com tons claros, devemos colocar um pouco de tinta a óleo branco de titânio (de acordo com a quantidade a ser tingida), porque o mesmo deixa a massa ficar leitosa e sem transparência.
Na hora de trabalhar com a massa de biscuit o que devo fazer para que ela não resseque?
Devemos mantê-la sempre embalada em saco plástico e tirar da embalagem apenas a quantidade de massa a ser utilizada. Quando o trabalho necessita de grande quantidade de massa já esticada, devemos mantê-la sempre coberta com plástico para o ar não ressecá-la. Além disso é importante ficar em locais que não tenham fortes correntes de ar (como próximo de janelas).
Por que quando faço modelagem, principalmente de bolinhas, a massa fica com rachaduras e não consigo uni-la uniformemente?
Ao fazer modelagem, principalmente de bolinhas, devemos enrolar com a palma da mão, apertando e pressionando fortemente, para que fique uniforme e sem fendas.
Qual cola devo usar para unir as partes e também para fixar a massa em tampas e vidros?
Para colar em tampas de plástico ou em vidro você pode usar cola branca comum. O mesmo vale para unir uma parte com outra.
Quando faço tiras com a extrusora, elas saem arrepiadas, por que isso acontece?
A massa ao sair da extrusora fica arrepiada porque está com grumos por dentro. Geralmente isso acontece quando ela é feita no fogão. Para que isso não ocorra, a massa deverá ser bem sovada antes de ser colocada na extrusora. Ela deve estar bem trabalhada e lisa. Observe também se não há resíduos de massa seca dentro da extrusora.
Quanto tempo demora para secar uma peça de biscuit?
A secagem depende do tamanho do trabalho, um imã de geladeira, por exemplo, demora em média 24 horas para secar por completo.
Por que o trabalho, ao secar, empena deixando a peça torta?
Quando trabalhamos com peças lisas e grandes, devemos deixá-las secar com um peso em cima (lista telefônica por exemplo), para não deformar a peça. A massa de biscuit ao secar encolhe aproximadamente 20%.
Como acelerar o processo de secagem das peças em biscuit?
O correto é que as peças sequem ao ar livre, pois deste modo elas secam por inteiro. Através de outros métodos, o trabalho seca superficialmente e o seu interior ainda fica úmido, correndo o risco do aparecimento de bolor. Secador de cabelos, ventilador ou secadora de roupas podem ser usados para acelerar o processo de trabalhos com espessura fina.
Qual é o verniz que pode ser aplicado para dar acabamento ao biscuit?
Dependendo do trabalho feito, deixe a peça secar e aplique verniz geral, vitral, madrepérola ou goma laca.




Arranjo com flores de meia de seda.


Este arranjo lindo feito com meia de seda é de uma flor chamada mini-helicônia.
Entre no site http://www.momentodaarte.com.br/cursos/meias-de-seda/ e aprenda...

Porta-guardanapo de margaridas




Material necessário: tubo modelador (nº1 e 4), arame base nº20 (verde), arame liso (verde e vermelho), meia lisa (vermelha e verde), meia bouclê (amarela), linha mágica (vermelha e verde), fita floral, cola quente e tesoura.
Como fazer:
1 – Pétalas: dê uma volta no tubo nº1 com o arame vermelho e torça. Corte deixando uma sobra;
2 – Encape com a meia vermelha;
3 – Arremate com a linha mágica vermelha dando oito voltas;
4 – Puxe para ovalar;
5 – Faça 60 pétalas iguais;
6 – Corte dois pedaços de arame base com 18 cm e um com 24 cm. Dobre as duas pontas;
7 – Coloque uma pétala e amarre com a linha mágica ;
8 – Amarre uma por uma até completar 10 pétalas.
9 – Faça o mesmo na outra ponta do arame;

10 – Encape o arame com a fita floral verde;
11 – Abra as pétalas. Faça o mesmo com os outros dois arames;
12 – Dobre os cabos das flores no meio. Junte-os e encape com a fita floral;
13 – Folhas: dê uma volta no tubo nº4 com o arame verde e torça. Corte deixando uma sobra de 5 cm;
14 – Encape com a meia verde. Encape o cabo com fita floral. Faça quato iguais;
15 – Aperte dos lados;
16 – Vire a ponta para fora;
17 – Coloque duas folhas de cada lado e encape com fita;
18 – Está pronto seu porta-guardanapo!


Mini tulipa.

Muito delicada e um boa opção de lembrancinha para casamentos é esse vasinho com mini tulipa feita com meia de seda, veja como é fácil fazer.
Materais necessários: arame vermelho e verde; meia lisa verde-escuro; meia bouclê vermelha; fibra acrílica; fita floral verde; arame base nº22; linha mágica vermelha e verde; fita decorativa Progresso nº5956/005-209; vaso 00; tubo modelador nº1 e 2; cola quente; tesoura e alicate.
Execução:
1 – Para cada mini tulipa faça 2 argolas no tubo nº1. Fixe a fibra e encape com a meia bouclê vermelha, amarre com a linha mágica vermelha;
2 – Dobre a ponta para dentro;
3 – Modele-as ao meio;
4 – Encape o arame base nº22 com fita floral verde;
5 – Passe a cola quente no meio da pétala e cole o arame base;
6 – Passe cola nas laterais de fora e cole uma de frente para a outra;
7 – Monte 3 tulipas com folhas no tubo nº2 e cole-as no vasinho;
8 – Cole a fita decorativa ao redor do vasinhho;
9 – Faça um laço duplo e cole-o na parte da frente.