segunda-feira, 28 de junho de 2010

Receita da massa de biscuit.


Como não não existe uma única massa para biscuit cada artesão costuma adaptar a fórmula básica às suas necessidades e ao tipo de trabalho que pretende fazer, levando em conta o tamanho e o estilo da peça.
Com a prática você também será capaz de fazer as suas próprias modificações e descobrir a melhor receita para desenvolver o seu trabalho.
A seguir vai uma receita da massa para ser feita no fogão. A receita feita em forno microondas é um pouco diferente, você pode encontrá-la com passo-a-passo no site da Anna Modugno.
Ingredientes:
  • 2 xícaras (de chá) de amido de milho (Maizena)
  • 2 xícaras (de chá) de cola Cascorez Extra (rótulo azul) ou Cola Cascorez Porcelana Fria;
  • 2 colheres (de sopa) de vaselina líquida;
  • 1 colher (de sopa) de vinagre ou suco limão (age como conservante);
  • 1 colher (de sopa) de creme para mãos (não gorduroso) para sovar a massa.
Obs: utilizar colher de pau e panela com revestimento anti-aderente (para fogão).
Preparo:
1 – Coloque todos os ingredientes na panela (com exceção do creme para as mãos) e misture bem para dissolver o amido de milho (se puder bata a massa na batedeira);
2 – Leve ao fogo brando e mexa bem com a colher de pau até que a massa forme uma bola e se solte do fundo e das laterais. Evite deixar que as sobras que costumam ficar na borda da panela se incorporem à massa;
3 – Depois de pronta coloque a massa numa superfície (tampo de mármore, pedra) untada com o creme para as mãos e sove-a por vários minutos, ainda quente, até ficar macia;
4 – Quando a massa estiver totalmente fria acondicione-a num saco plástico (ou envolva-a em filme plástico) bem fechado para não ressecar.

Dúvidas sobre o preparo da massa de biscuit.

Você seguiu a receita da massa de biscuit e algo deu errado? Então tire suas dúvidas sobre o preparo da massa de biscuit aqui:
Posso usar qualquer cola branca na receita?
Não, a cola que já foi testada e aprovada é a cola Cascorez Extra (rótulo azul) ou Cola para Porcelana Fria.
Posso substituir a vaselina líquida por outra coisa?
Sim, você pode usar óleo de cozinha, glicerina ou óleo mineral.
Minha massa ficou dura (ou mole) demais, por quê?
A massa de biscuit quando passa do ponto além de endurecer, fica emborrachada. Quando não está no ponto, fica mole e pegajosa. Para que isso não aconteça, observe a partir do segundo minuto quanto tempo mais deverá ficar no forno. O ponto certo para começar a sovar é quando, ao se levantar a massa da tigela, ainda exista um pouco de cola no fundo, com a aparência de um creme. Retire tudo da tigela (inclusive este creme), coloque em uma superfície lisa untada com um pouco de creme para mãos não gorduroso e acrescente o restante (até completar uma colher de sopa) conforme for sovando. Ao terminar de sovar, a massa deverá estar macia. Embale-a em um saco plástico imediatamente.
Fiz a massa biscuit no fogão e ela ficou cheia de grumos, por quê?
Em primeiro lugar, misture muito bem todos os ingredientes (com exceção do creme para mãos), dissolvendo bem a maisena, antes de levar ao fogo. Ao cozinhar, cuidado para que as sobras que muitas vezes se alojam nas bordas da panela, não se incorporem à massa, causando assim esses grumos.
Eu posso acrescentar maisena na hora que estiver sovando a massa?
Não se acrescenta nada ao sovar a massa de biscuit, com exceção de uma colher de sopa de creme para mãos não gorduroso. As peças quebradiças depois de secas devem-se justamente à adição de maisena crua à massa já cozida.
Posso usar um creme para mãos que contenha gordura? Quais as marcas de creme indicadas?
Não, o creme com gordura deixa a massa esfarelada. As marcas mais utilizadas são BELLA BEL, YAMÁ, MAGILENA e SEARLY.
Coloquei a massa de biscuit ainda quente no saco plástico e encheu de gotículas de água. O que devo fazer?
Devemos trocar o saco e enxugar a massa com pano limpo (ou papel absorvente) quantas vezes esse problema se apresentar.
Eu posso guardar a massa de biscuit na geladeira?
A massa se conserva bem armazenada em sacos plásticos bem fechados, mas se na sua região o clima ou a temperatura estiver muito quente aconselha-se a colocar na geladeira.
A massa pronta e embalada criou uma camada de bolor, o que fiz de errado?
A massa fica com uma camada de bolor quando é utilizada uma quantidade excessiva de creme. Para que isso não ocorra, coloque sempre a quantidade indicada de creme. Se o clima da sua região for muito quente, pode-se armazenar a massa na geladeira.
Quanto tempo dura a massa de biscuit?
A massa bem embalada em saco plástico herméticamente fechado dura de 30 a 45 dias.
Quando a minha massa fica dura, eu posso reaproveitá-la?
Você pode reaproveitar, juntando a essa massa uma outra mais macia que você fizer. Pode também embrulhá-la num pano de prato e colocá-la para receber vapor de uma panela com água, e assim ela voltará ao normal. Sove-a novamente, e embrulhe-a no saco plástico.
Como usar a massa de biscuit.
Depois de tirar suas dúvidas sobre o preparo da massa de biscuit é hora de esclarecer sobre o uso dessa massa, veja aqui as principais dúvidas:
Quais tintas podem ser utilizadas para tingir a massa?
Pode-se usar tinta à óleo (mas é tóxica), tinta para tecido (para obter cores claras) e corante para látex (Suvinil ou Globo).
Por que em trabalhos feitos com massa tingida, depois de secos, a cor escurece?
Ao tingir a massa, procure deixar numa tonalidade abaixo da cor desejada, porque é normal escurecer de 2 a 3 vezes mais depois do trabalho seco.
Por que quando tinjo a massa em tons claros, o trabalho fica transparente?
Quando tingimos a massa com tons claros, devemos colocar um pouco de tinta a óleo branco de titânio (de acordo com a quantidade a ser tingida), porque o mesmo deixa a massa ficar leitosa e sem transparência.
Na hora de trabalhar com a massa de biscuit o que devo fazer para que ela não resseque?
Devemos mantê-la sempre embalada em saco plástico e tirar da embalagem apenas a quantidade de massa a ser utilizada. Quando o trabalho necessita de grande quantidade de massa já esticada, devemos mantê-la sempre coberta com plástico para o ar não ressecá-la. Além disso é importante ficar em locais que não tenham fortes correntes de ar (como próximo de janelas).
Por que quando faço modelagem, principalmente de bolinhas, a massa fica com rachaduras e não consigo uni-la uniformemente?
Ao fazer modelagem, principalmente de bolinhas, devemos enrolar com a palma da mão, apertando e pressionando fortemente, para que fique uniforme e sem fendas.
Qual cola devo usar para unir as partes e também para fixar a massa em tampas e vidros?
Para colar em tampas de plástico ou em vidro você pode usar cola branca comum. O mesmo vale para unir uma parte com outra.
Quando faço tiras com a extrusora, elas saem arrepiadas, por que isso acontece?
A massa ao sair da extrusora fica arrepiada porque está com grumos por dentro. Geralmente isso acontece quando ela é feita no fogão. Para que isso não ocorra, a massa deverá ser bem sovada antes de ser colocada na extrusora. Ela deve estar bem trabalhada e lisa. Observe também se não há resíduos de massa seca dentro da extrusora.
Quanto tempo demora para secar uma peça de biscuit?
A secagem depende do tamanho do trabalho, um imã de geladeira, por exemplo, demora em média 24 horas para secar por completo.
Por que o trabalho, ao secar, empena deixando a peça torta?
Quando trabalhamos com peças lisas e grandes, devemos deixá-las secar com um peso em cima (lista telefônica por exemplo), para não deformar a peça. A massa de biscuit ao secar encolhe aproximadamente 20%.
Como acelerar o processo de secagem das peças em biscuit?
O correto é que as peças sequem ao ar livre, pois deste modo elas secam por inteiro. Através de outros métodos, o trabalho seca superficialmente e o seu interior ainda fica úmido, correndo o risco do aparecimento de bolor. Secador de cabelos, ventilador ou secadora de roupas podem ser usados para acelerar o processo de trabalhos com espessura fina.
Qual é o verniz que pode ser aplicado para dar acabamento ao biscuit?
Dependendo do trabalho feito, deixe a peça secar e aplique verniz geral, vitral, madrepérola ou goma laca.




4 comentários:

  1. Olá!
    seu Blog é bem interessante,fala sobre coisas que quero começar a aprender,mas tenho uma duvida,posso substituir o creme para as mãos por outro ingrediente?
    aguardo respostas,BJS*.
    Pink Cat's
    visite o nosso Blog também:vestidoebatom.blogspot.com
    te espero lá!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Obrigada... O seu também é bem legal!!!
    Olha na verdade eu só sei essa receita, acho melhor não trocar o creme por outro ingrediente...
    Obrigada pela visita...
    Bjuus

    ResponderExcluir
  3. obrigada muitas duvdas foram esclaricidas,mais ainda tenho uma duvida não estou conseguindo modelar as peças a massa esta esta rececando e rachando muito rapido o qui devo acrecentar na hora de modelar

    ResponderExcluir
  4. Olá, no texto acima tem varias perguntas e respostas, lá falam sobre ressecar e rachar a massa...
    Espero ter ajudado!!!
    Bjuus

    ResponderExcluir